terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Trabalhando com mapas



A formação do Império
Entre os combates de "Meroveu" e a coroação de Carlos Magno, se passaram mais de 300 ano. Tempo em que o Reino Franco se formou, possou por diversos acontecimentos importantes, que trouxeram ora aumento das fronteiras, ora fragmentação do poder. essa história é representada nestes mapas. observe cada um deles e faça as atividades.
1) Anote permanências e rupturas entre os francos, evidenciadas nos mapas.
2) Elabore uma cronologia que contenha os principais acontecimentos que levaram à formação e a consolidação do Reino Franco. 

Atividade extraída do livro: Por dentro da História.
Pedro Santiago. Ed. Escala 6ª Série
Páginas: 64 e 65

Entradas e bandeiras

8º Ano 
Essa é uma atividade interativa para os alunos/alunas do 8º Ano do Ensino Fundamental (1º Turno) do Colégio Municipal Carlos Gramático e tem como objetivo inserir as novas tecnologias na prática pedagógica e proporcionar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e interessante para você aluno/aluna. Contribuindo assim para uma aprendizagem mais eficaz e quem sabe mais divertida.
Tema principal: A Expansão Territorial e a Descoberta das Minas
Tema secundário: A Entradas e Bandeiras e a Região Mineradora.
Iniciaremos a nossa viagem com a leitura de alguns textos. O dois primeiros retirados da Revista de História da Biblioteca Nacional e o terceiro da Revista Nova Escola que analisa as Bandeiras e os Bandeirantes. E os outros dois do site História por Voltaire Schilling sobre a descoberta do ouro.
1ª Etapa
Aprofundamento.
Reportagem publicada na Revista Superinteressante em abril de 2000, sobre novas pesquisas referentes aos bandeirantes.
2ª Etapa

Agora que os textos, da primeira etapa, foram lidos e analisados, responda:
1. Quem eram os bandeirantes?
2. Como era a vida dos bandeirantes?
3. Quais os motivos para as bandeiras?
As respostas deverão ser enviadas para o e-mail: wsshist@gmail.com
Data a combinar.
Após analisar os textos e responder as perguntas, avalie se você concorda com a frase abaixo, extraída do site: http://www.suapesquisa.com/historia/bandeirantes/apesquisa.com/historia/bandeirantes/.

Justifique.
"Os Bandeirantes foram os homens valentes, que no princípio da colonização do Brasil, foram usados pelos portugueses com o objetivo de lutar com indígenas rebeldes e escravos fugitivos".
Esta resposta deverá ser entregue ao professor em folha separada no dia 22 de março.

Novo Telecurso - História - Aula 14 (1 de 2)



O Sacro-Império Romano-Germânico e o cristianismo feudal
Nesta teleaula você conhecerá o feudalismo. Entenderá porque, durante esse modo de organização social, a Europa perdeu a noção de Estado, se dividindo em muitos reinos. Além disso, aprenderá que na Idade Média a Igreja Católica era o maior poder organizado que existia e que as Cruzadas foram expedições militares organizadas pelos papas para conquistar a Terra Santa: a Palestina.