terça-feira, 26 de junho de 2012

História dos Estados Unidos em guerra, através dos quadrinhos.

Aula produzida pela Universidade de São Paulo
Faculdade de Educação
Disciplina: Ensino de História – Teoria  e Prática

Material complementar para a atividade de avaliação

Capitão América (Capas 1 ao 48)

Captain America 3 - Steve Epting

http://www.coverbrowser.com/covers/captain-america Acesso: 26/06/2012

Super Homem e o 11/09/2001


http://www.supermanofsteel.com/2007/09/11/superman-and-911-imagery-where-do-you-draw-the-line/
Acesso: 26/06/2012

Sites com outras imagens referentes a Segunda Guerra Mundial

Man, that globe looks PISSED.
http://hitlergettingpunched.blogspot.com.br/2009_12_01_archive.html Acesso: 26/06/2012

Imagens, quadrinhos soviéticos e sobre a participação soviética na Segunda Guerra Mundial

http://www.defenestrandoamendranga.com/2011/03/guerra-fria-nas-midias-2-quadrinhos-2.html Acesso: 26/06/2012

















































40tajos gados tika... Autors: Tiamo Komiksi Padomju savienībā.



domingo, 17 de junho de 2012

O processo de independência dos EUA

A LUTA PELA LIBERDADE
A imagem abaixo retrata a revolta dos colonos que, fantasiados de índios jogaram diversas caixas de chá de um navio inglês ancorado no porto de Boston, no mar. Esse acontecimento ficou conhecido como: "A Festa do Chá de Boston". Esse acontecimento marca o auge da crise entre a colônia e a sua metrópole. 
                                                                          
  












Todas as respostas deverão ser feitas no editor de texto do computador.
Esse acontecimento está relacionado a série de leis imppostas pela Inglaterra a sua colônia. Como por exemplo:
A Lei do Selo;
A Lei do Chá;
A Lei do Açúcar.
a) Sua tarefa é explicar o que determinava essas leis.
b) Explique a reação dos colonos a Lei do Chá.
c) O que foram as Leis Intoleráveis?
d) Quais as consequências dessas leis para a mudança na relação entre a colônia e a sua metrópole?

Após responder essas perguntas, leia o texto abaixo e assista os dois trechos do documentário produzido pelo History Chanel. Agora você já está preparado para o nosso desafio.

"A Independência dos Estados Unidos destrói a unidade do sistema colonial, colaborando decisivamente para a derrocada do Antigo Regime. As 13 colônias, estabelecidas a partir do século XVII no território norte-americano, contam, nas últimas décadas do século XVIII, com mais de 2 milhões de colonizadores. No centro – Pensilvânia, Nova York, Nova Jersey e Delaware – e no norte – Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Connecticut – europeus exilados por motivos políticos ou religiosos vivem em pequenas e médias propriedades.
Embora a Inglaterra proíba o estabelecimento de manufaturas nas colônias, a incipiente indústria do centro-norte não é incomodada pelas autoridades, pois não compete com o comércio da metrópole.
No sul – Virgínia, Maryland, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia – predomina a grande propriedade rural, ocupada pela monocultura dirigida à exportação e tocada pela mão-de-obra escrava, com pouco espaço para o trabalho livre. Os nortistas, no entanto, atravessam as fronteiras e concorrem com o comércio metropolitano, levando a Inglaterra a endurecer a política com as colônias.
Influência da Guerra dos Sete Anos
Travada de 1756 a 1763 entre a Inglaterra e a França e vencida pelos ingleses, transfere para a Coroa britânica a maioria das possessões francesas, incluindo as terras situadas na América, a oeste das 13 colônias. Como os colonos norte-americanos não haviam contribuído para o esforço militar inglês, o Parlamento decide cobrar deles os custos da guerra, aumentando as taxas e reforçando os direitos da Coroa no continente."
http://www.youtube.com/watch?v=2u2BLpdGqrw

a) Qual foi o fundamento ideológico do processo de independência das colõnias inglesas da América do Norte?
b) Qual a importância dos setores populares, principalmente dos escravos, na revolta das Treze Colônias Inglesas?
c) Partindo da análise da imagem, do texto e dos vídeos, elabore, em grupo de 3 a 4 alunos uma história em quadrinhos.
ATIVIDADE COMPLETAR
Assistir o vídeo da série: Heróis do Humanidade sobre George Washington e elaborar um texto relacionando-o com o seus estudos.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Crise de 1929

Atividades
1) Comparar o esquema resumo abaixo com o que foi entregue em sala de aula e completar com as informações contidas nesse novo esquema.
2) Assistir a apresentação elaborada pelo professor Rui e fazer um resumo por escrito da apresentação.
Esquema Resumo - Crise de 29


Apresentação do professor Rui Neto numa aula de História do 9º ano sobre a Crise de 1929 ou Grande Depressão